

Grandes Marinhas atuais
Tendo em vista os avanços tecnológicos e os novos armamentos que são utilizados para que os países mostrem Poder, algumas pessoas podem pensar que a Marinha "perdeu" seu lugar de importância em situações de cotidiano ou em guerras, entretanto, os avanços obtidos possibilitaram não apenas o aprimoramento na estrutura e forma do Navio, como também na sua utilização em pesquisas e melhorias dos equipamentos bélicos. Levando isso em consideração, trouxemos uma pequena lista das Grandes Marinhas atuais. São apresentadas algumas delas:
​
​​
​​​​​
​
​
​
​​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​​​
​

Emblema da Marinha dos Estados Unidos
​

Marinha Russa
A Marinha Russa vem aprimorando sua frota desde 2014, uma vez que em após o fim da União Soviética a marinha sofreu perda em seus recursos o que reduziu sua eficiência neste período.
Sua maior atuação atualmente está responsável pela antipirataria ao redor da Somália (berço de inúmeras piratarias), apoiando o Governo Sírio no Mar Báltico ou apoiando os militares Venezuelanos.
​
Marinha dos Estados Unidos
Com quase 500 mil pessoa, a Marinha dos Estados Unidos conta com mais de 300 navios, 60 contratorpedeiros, 100 navios patrulhas, e 53 submarinos.
Sua atuação se encontra tanto em combates, quanto em ajudas humanitárias ao redor do Mundo, e sua missão consiste em manter a liberdade dos mares, defendendo direito dos Estados Unidos e de seus aliados, além de proteger seu país.
Emblema da Marinha Russa
​
Marinha Real Britânica
Nomeada "Royal Navy", a marinha britânica é uma das Marinhas mais antigas e por alguns séculos foi considerada a mais poderosa, inclusive devido a seu poder marítimo nesta época o Império Britânico foi consagrado como a Potencia Mundial.
A Marinha Real Britânica atua em diversas partes do oceano, tendo entre sua tropa marítima navios que contam com tecnologia de ponta, além disso é considerada a segunda mais poderosa estando atrás apenas da Marinha dos Estados Unidos.
​
Emblema da Marinha Real Britânica

Marinha Japonesa
A atual Marinha Japonesa é denominada Força Marítima de Autodefesa do Japão. Com o término da Segunda Guerra Mundial e, consequentemente, a derrota da aliança, o Japão foi proibido de manter forças militares e usar elas para guerras internacionais, com isso sua atuação persiste na maioria das vezes em manter a defesa do país e águas próximas.
​
Sede da JMSDF, Yokosuka

Marinha Francesa
Assim como a Marinha Real Britânica, a Marinha Francesa se encontra entre as mais antigas, sendo fundada em 1624.
Em sua frota encontra-se diversas embarcações, entre as quais pode-se destacar o porta-aviões de propulsão nuclear e os submarinos nucleares.
Emblema da Marinha Francesa