

cultura náutica
Famigerados Navegadores
Existem muitos navegadores notáveis, que ficaram conhecidos pelas suas grandes descobertas, guerras enfrentadas corajosamente, buscas por especiarias, expansão de domínios do poder de seus reis e entre outros. Através dessas atitudes e escolhas eles foram contribuindo e construindo a formação da história do nosso mundo.
Alguns desses navegadores são:
​
​
​
Pedro Álvares Cabral (1467 – 1520)
​
Intitulado "descobridor" do Brasil, Pedro Álvares Cabral nasceu em Belmonte - Portugal por volta de 1467. Membro da nobreza, foi comandante militar, navegador e explorador. Por ter levado muitas riquezas a Portugal ele foi nomeado Capitão Mor em 1500, ano que ele entraria definitivamente, na história do Mundo.
Em 1500 foi delegado a ele a expedição da Índia pelo caminho pré-estabelecido por Vasco Da Gama, o qual era estipulado dar a "volta" no continente africano. Entretanto, os 13 navios que ele liderava se afastaram da costa africana e se aproximou da terra que ele, inicialmente, denominou de Vera Cruz, por pensar ser uma ilha, porém, ao explorar ele percebeu se tratar de um novo continente e reivindicou o direito sobre ela em nome da Coroa Portuguesa. Mais tarde, o nome da Terra descoberta passou a ser Brasil.

Quadro de Pedro Álvaro Cabral - Foto: Mega curioso

Quadro de Victor Meirelles retrata a primeira missa realizada no Brasil em 26 de abril de 1500. - Foto: Escola Kids

Cristóvão Colombo em 1519. Pintura de Sebastiano del Piombo. Foto:Info Escola
Cristóvão Colombo(1451 – 1506)
​
Cristóvão, nascido em Génova, foi o primeiro navegador a comprovar que a terra era de formato esférico, e não achatada como um prato, no qual quem navegasse para muito longe no oceano acabaria caindo pela borda. Hoje sabemos que Cristóvão estava correto.
​
Para comprovar tal ideia, ele buscou apoio de alguns países, dentre eles a Espanha que aceitou contribuir com três navios. Ele partiu a caminho das índias, mas encontrou a América próximo ao Caribe, em 12 de de outubro de 1492. Além disso, com essa notícia a Espanha passou a enviar outros navios com a finalidade de colonizar e explorar.
​
Marco Polo (1254 – 1324)
​
Entre algumas das profissões que exerceu ao longo da vida, podemos citar mercador, viajante, e, embora tenha nascido onde atualmente é a Croácia, executou por 17 anos cargos administrativos e diplomáticos na China.
Após estes anos, ele retornou a Veneza, onde três anos depois se tornou prisioneiro ao participar do confronto entre venezianos e genoveses, famosos rivais na época. Dentro dessa prisão contou as histórias do Oriente, onde tinha passado tanto tempo, e mais tarde, elas foram publicadas em livro, recebendo o título "Livro das Maravilhas - A Descrição do Mundo", redigido pelo escritor Rustichello. Consequentemente, as informações geográficas contidas neste livro foram usadas em viagens marítimas durante o século XV e XVI.
​

Retrato de Marco Polo (1883). Foto: Everett Historical

Imagem de Fernão de Magalhães.
Foto: Ebiografria
Fernão de Magalhães (1480 – 1521)
​
Navegador Português, Fernão de Magalhães, foi o capitão da primeira armada que realizou circum-navegação ao globo, buscando as Índias. Ele participou de diversas expedições , sempre para o Oriente. Um dos principais objetivos sempre foi encontrar a rota marítima para as Molucas, as famosas ilhas, de onde as preciosas especiarias vinha.
Depois de alguns anos, renunciou sua nacionalidade e passou a oferecer seus serviços a corte Espanhola. Mais tarde, ele viajou para o Ocidente, chegado à costa americana, onde ao navegar ao longo dela no sentido do sul, descobriu a passagem interoceânica que mais tarde recebeu o seu nome - Estreito de Magalhães.
Para não deixarmos de fora nomes que hoje atuam ainda no ramo da navegação, apresentamos também um navegador brasileiro que vive nos dias atuais:
​
Amyr Klink (1955 - dias atuais )
​
Navegador e empresário brasileiro, foi o primeiro a atravessar o Atlântico Sul a remo e a navegar em volta da Antártica. Nascido em São Paulo, foi remador do Clube Esperia de São Paulo entre 1974 e 1980.
​
Algumas das expedições de Amyr deram origens a alguns livros, como “Cem Dias Entre o Céu e o Mar” (1985), “As Janelas do Paraty” (1993), Linha D’Água – Entre Estaleiros e Homens do Mar” (2006), entre outros.
​
As preparações do Barco Paraty 2 se deram em 1994 e em 1998 o Barco partiu da a baía de Jurumirim, rumo a viagem de circunavegação em torno da Antártica. Além disso, o Paraty 2 veio a ser consagrado como o o veleiro polar mais seguro e eficiente do mundo.
​
Além disso, hoje ele também realiza palestras sobre planejamento estratégico, gerenciamento de risco, qualidade e trabalho em equipe

Foto de A.myr Klink
Foto: Ebiografria