top of page

cultura náutica

Famigerados Navegadores

Existem muitos navegadores notáveis, que ficaram conhecidos pelas suas grandes descobertas, guerras enfrentadas corajosamente, buscas por especiarias, expansão de domínios do poder de seus reis e entre outros. Através dessas atitudes e escolhas eles foram contribuindo e construindo a formação da história do nosso mundo.

Alguns desses navegadores são:

​

​

​

Pedro Álvares Cabral  (1467 1520)

​

Intitulado "descobridor" do Brasil, Pedro Álvares Cabral nasceu em Belmonte - Portugal por volta de 1467. Membro da nobreza, foi comandante militar, navegador e explorador. Por ter levado muitas riquezas a Portugal ele foi nomeado Capitão Mor em 1500, ano que ele entraria definitivamente, na história do Mundo.

 

Em 1500 foi delegado a ele a expedição da Índia pelo caminho pré-estabelecido por Vasco Da Gama, o qual era estipulado dar a "volta" no continente africano. Entretanto, os 13 navios que ele liderava se afastaram da costa africana e se aproximou da terra que ele, inicialmente, denominou de Vera Cruz, por pensar ser uma ilha, porém, ao explorar ele percebeu se tratar de um novo continente e reivindicou o direito sobre ela em nome da Coroa Portuguesa. Mais tarde, o nome da Terra descoberta passou a ser Brasil. 

cabral-16163936939062.jpg_w=1040.jpg

Quadro de Pedro Álvaro Cabral - Foto: Mega curioso

primeira-missa.jpg

Quadro de Victor Meirelles retrata a primeira missa realizada no Brasil em 26 de abril de 1500. -  Foto: Escola Kids

cristovao-colombo-372x450.jpg

Cristóvão Colombo em 1519. Pintura de Sebastiano del Piombo. Foto:Info Escola

Cristóvão Colombo(1451 – 1506)

​

Cristóvão, nascido em Génova, foi o primeiro navegador a comprovar que a terra era de formato esférico, e não achatada como um prato, no qual quem navegasse para muito longe no oceano acabaria caindo pela borda. Hoje sabemos que Cristóvão estava correto.

​

Para comprovar tal ideia, ele buscou apoio de alguns países, dentre eles a Espanha que aceitou contribuir  com três navios. Ele partiu a caminho das índias, mas encontrou a América próximo ao Caribe, em 12 de de outubro de 1492. Além disso, com essa notícia a Espanha passou a enviar outros navios com a finalidade de colonizar e explorar.

​

Marco Polo  (1254 – 1324) 

​

Entre algumas das profissões que exerceu ao longo da vida, podemos citar mercador, viajante, e, embora tenha nascido onde atualmente é a Croácia, executou por 17 anos cargos administrativos e diplomáticos na China.

 

Após estes anos, ele retornou a Veneza, onde três anos depois se tornou prisioneiro ao participar do confronto entre venezianos e genoveses, famosos rivais na época. Dentro dessa prisão contou as histórias do Oriente, onde tinha passado tanto tempo, e mais tarde, elas foram publicadas em livro, recebendo o título "Livro das Maravilhas - A Descrição do Mundo", redigido pelo escritor Rustichello.  Consequentemente, as informações geográficas contidas neste livro foram usadas em viagens marítimas durante o século  XV e XVI.

​

Marco-Polo_252141487.jpg

Retrato de Marco Polo (1883). Foto: Everett Historical

fernao-de-magalhaes-l.jpg

Imagem de Fernão de Magalhães.

Foto: Ebiografria

Fernão de Magalhães (1480 – 1521)

​

Navegador Português, Fernão de Magalhães, foi o capitão da primeira armada que realizou circum-navegação ao globo, buscando as Índias. Ele participou de diversas expedições , sempre para o Oriente. Um dos principais objetivos sempre foi encontrar a rota marítima para as Molucas, as famosas ilhas, de onde as preciosas especiarias vinha.

 

Depois de alguns anos, renunciou sua nacionalidade e passou a oferecer seus serviços a corte Espanhola. Mais tarde, ele  viajou para o Ocidente, chegado à costa americana, onde ao navegar ao longo dela no sentido do sul, descobriu a passagem interoceânica que mais tarde recebeu o seu nome - Estreito de Magalhães. 

Para não deixarmos de fora nomes que hoje atuam ainda no ramo da navegação, apresentamos também um navegador brasileiro que vive nos dias atuais:

​

Amyr Klink (1955 - dias atuais )

​

Navegador e empresário brasileiro, foi o primeiro a atravessar o Atlântico Sul a remo e a navegar em volta da Antártica. Nascido em São Paulo, foi remador do Clube Esperia de São Paulo entre 1974 e 1980.

​

Algumas das expedições de Amyr deram origens a alguns livros, como “Cem Dias Entre o Céu e o Mar” (1985), “As Janelas do Paraty” (1993), Linha D’Água – Entre Estaleiros e Homens do Mar” (2006), entre outros. 

​

As preparações do Barco Paraty 2 se deram em 1994 e em 1998 o Barco partiu da a baía de Jurumirim, rumo a viagem de circunavegação em torno da Antártica. Além disso, o Paraty 2 veio a ser consagrado como o o veleiro polar mais seguro e eficiente do mundo.

​

Além disso, hoje ele também realiza palestras sobre planejamento estratégico, gerenciamento de risco, qualidade e trabalho em equipe

amyr-klink-l.jpg

Foto de A.myr Klink

Foto: Ebiografria

bottom of page