

CULTURA NÁUTICA
A Cultura Náutica é algo que tem bastante destaque nos países que são banhados pelos oceanos. E no Brasil não poderia ser diferente, um país que foi descoberto através das grandes navegações, não poderia ficar de fora.
Nos dias atuais o enfoque da cultura náutica é para o turismo, mas o que vem a ser Cultura Náutica?
Bem, a palavra "náutica" provém do grego nautikós e/ou nautiké [tékhne] que significa “a arte de navegar”. Nos primórdios a navegação era uma arte que possibilitava aos antigos a pesca e movimentava o comércio. Hoje em dia, a navegação está vinculada aos mais inúmeros exemplos como: turismo, lazer, economia, entre muitos outros.
Uma vez em alguma entrevista o navegador Lars Gael, velejador medalhista olímpico, disse “Brasil não tem cultura náutica.” Segundo o próprio, há no Brasil uma visão sobre marinhas meio equivocada e retrógrada, afirmando as marinhas agridem o meio ambiente.
Esperamos que por meio deste ato a concepção de navegações das pessoas mude, acreditando que é possível sim termos essa cultura forte e que seja de maneira sustentável.

Além disso, o Brasil é um país com um grande potencial hídrico e por isso, a maior parte da nossa energia provém de hidroelétricas - aproximadamente 64% -. Alguns rios brasileiros são altamente navegáveis e pelo mapa ao lado podemos verificar o quanto são eles também interligados. O País possui, outrossim, tamanho continental equiparado à Oceania e é banhado em sua extensa costa pelo rico oceano atlântico. Nos tópicos desta seção iremos apresentar aspectos importantes das navegações e dos recursos hídricos do país, assim como informações sobre as grandes marinhas existentes no mundo.